"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.

jala neti

Jala neti é uma tradicional prática de purificação da Hatha Yoga que costumamos realizar nos retiros da Chácara. Faz parte dos Shat Kriyas (técnicas de purificação da Hatha Yoga) e propicia uma respiração de melhor qualidade, com a lavagem das narinas com água morna e sal. É uma prática simples e acessível a todos. Já ensinamos até para pedreiros que vieram fazer obras na Chácara, que costumam ter problemas respiratórios pela poeira do trabalho.

Além de propiciar uma respiração melhor, é eficaz no tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e previne resfriados.

No aspecto sutil, equilibra o fluxo de energia pela narina esquerda e direita, harmonizando a energia lunar (ida) e solar (pingala). Assim, a concentração é facilitada e meditamos com maior qualidade.

Equipamento:
A utilização de um pote (lota) para jala neti torna a prática muito mais fácil e confortável, pois permite que a água flua suavemente pelas narinas com a força da gravidade. Veja os disponíveis na Loja Yoga Brasil


Água salinizada:
Encha o pote com água pura e morna (semelhante à temperatura corporal). A água deve ser misturada com sal puro na proporção de uma colher de chá rasa para meio litro de água.  Misture o sal e tenha certeza que ele foi completamente diluído na água. A água deve ter sal similar ao de uma lágrima sua.


Técnica:
1.  Encha o pote com a água preparada. 
2. Gentilmente introduza a ponte do pote na narina em que estiver respirando melhor. Não deve haver força, mas a ponta do pote deve suavemente pressionar o canto interno da narina para não escorrer água.
3. Incline lateralmente a cabeça em direção ao ombro, enquanto simultaneamente levanta o pote, de forma que a água passe a fluir naturalmente de uma narina e sair pela outra.
4. Durante a passagem da água, respire suavemente pela boca.  Deixe que a água passe por cada uma das narinas.
5. Após a passagem da água por uma das narinas, expire pelo nariz várias vezes com suavidade para retirar a água carregada de muco. Não expire com força, pois pequenas dores poderão surgir. Expire várias vezes e suavemente, até que o nariz esteja seco.
6. Repita o procedimento com a narina inversa.

Duração e quando fazer:
Jala neti é prático e pode ser feito em menos do que 5 minutos.
Pode ser realizada diariamente e o ideal é que seja feita de manhã em jejum. Se necessário, pode ser realizada em outros períodos do dia, evitando-se os períodos logo após as refeições. Uma vez ao dia é suficiente, mas pode ser de praticada mais vezes para aliviar resfriados e  excesso de muco.

Dicas:
1. A prática é suave e não deve haver dor. Se há algum ardor na passagem da água, isso significa que ou colocou sal a mais ou a menos. Acerte a dosagem de sal com sua prática, seguindo a orientação acima.
2. Ao expirar a água pelo nariz, faça suavemente. Se sentir dor, a expiração ocorreu com muita força.
3. Secar bem as narinas é um estágio importante do jala neti. Expire suavemente repetidas vezes para deixá-las completamente secas.
4. Após secar as narinas, podem ser aplicadas nelas óleo de amêndoas, de gergelim ou ghee (manteiga clarificada) para auxiliar na lubrificação.

Precauções:
Pessoas com sangramento crônico do nariz devem procurar um professor experiente antes de praticar.

Benefícios:
1. Excelente para o tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e prevenção de resfriados comuns.
2. Maximiza a capacidade respiratória, com um maior fluxo de ar nas narinas desobstruídas. Por conseqüência, melhora a saúde como um todo.
3. Auxilia em casos de doenças pulmonares, como asma, pneumonia, bronquite, tuberculose etc.
4. Tem efeito sutil nos nervos localizados no término das fossas nasais, aliviando sintomas de tensão e depressão.
5. Auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e induz estados meditativos, ao balancear ida e pingala. 

Assista vídeo:

ॐ Ao utilizar um artigo ou trecho cite a fonte e pratique um bom karma ॐ

Arquivo do Blog

Receba novidades por email