"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.

medit reflexo homem interior

Simplificadamente podemos dizer que Yoga é um sistema tradicional de técnicas para harmonizar corpo, mente e espírito, originado na Índia Antiga.

Yoga é derivada da palavra sânscrita योग (yôg) de raíz verbal YUJ, que pode ser traduzido de diferentes maneiras, sendo o mais comum a idéia de "unir".

A união pode ser referente entre mente e corpo, entre indivíduo e o seu Deus, entre os pensamentos e a origem dos pensamentos,  entre a consciência individual e a consciência cósmica ou até mesmo entre nós e nossos semelhantes tão diversos e às vezes tão pouco flexíveis.

Yoga pode ser praticada por todos, independentemente de idade, raça, credo ou religião.

Muitos querem limitar a Yoga como apenas um sistema de posturas corporais para ganhar força e flexibilidade. Porém, Yoga vai além da prática de posturas físicas. Para se aprofundar na prática de Yoga, podemos incorporar na vida cotidiana preceitos como a não-violência, verdade, desapego, alegria interior etc. que são colocados nos yamas e niyamas, citados no clássico texto Yoga Sutras de Patanjali.

Além disso, existem técnicas respiratórias, meditativas, de concentração, de relaxamento, de riso, devocionais etc. que melhoram a qualidade de vida do praticante, tornando-o apto a finalmente relaxar e viver de acordo com sua própria Natureza. Benefícios comuns da prática de yoga, além dos conhecidos benefícios físicos, são o aumento do poder de memória e concentração, clareza de pensamento, percepção interior e tranquilidade mental.

Com sabedoria,  Professor Hermógenes nos lembra: "Faça yoga para ser melhor para os outros e não melhor que os outros."

Namaste _/\_

ॐ Ao utilizar um artigo ou trecho cite a fonte e pratique um bom karma ॐ

Arquivo do Blog

Receba novidades por email