"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.

patanjali 3

A prática regular de asanas de yoga traz profundos efeitos no corpo e mente, dentre eles:

ॐ solta as articulações do corpo, alongam e tonificam os músculos, massageiam os órgãos internos como o coração, pulmão, estômago, intestino, veias sanguineas, glândulas endócrinas, etc. A sua prática consciente e regular mantém todo o organismo humano em perfeito funcionamento, auxiliando na prevenção e cura de doenças (físicas ou mentais).

ॐ equiilibra  o sistema endócrino que, por sua vez, influencia praticamente todas as nossas condutas diárias. O sistema endócrino consiste em diversas glândulas espalhadas pelo corpo, que secretam hormônios específicos para cada tipo de função exigida pelo organismo. O bom funcionamento do sistema endócrino resulta na secreção da quantidade certa de hormônio na hora certa.

ॐ Equilibra o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo e nervoso. O organismo humano é tão complexo e inter-relacionado que o mal funcionamento de uma única glândula ou sistema pode desestabilizar facilmente a unidade inteira.

ॐ Estimula a livre circulação de prana pelos nadis. Além dos elementos físicos usualmente conhecidos, o corpo humano possui uma energia chamada prana que é responsável pela boa-saúde e equilibrío do organismo. Tal como o sangue circula pelas veias e artérias, o prana circula por canais chamados nadis. Os nadis são facilmente obstruídos pelo tensão do homem, causando uma inibição na circulação de prana por todo o organismo. Por auxiliar na livre circulação de prana pelo organismo, as asanas resultam em clareza mental e tranquilidade.

ॐ Asanas aprofundam o nosso jeito de respirar.  Reaprendemos a respirar profundamente através das asanas, influenciando positivamente o nosso corpo/mente. 

ॐ Desenvolve o poder de concentrar-se no presente. Ao praticarmos asanas, buscamos estar livres da interferência de pensamentos e preocupações. Como a asana exige atenção sobre o movimento, alongamento, respiração e relaxamento dos músculos, não sobra muito espaço para divagar em outros pensamentos.

Todos esses fatores acima mencionados se inter-relacionam para trazer harmonia física/mental e, por consequência, proporcionar um desenvolvimento espiritual. Com o corpo e mente saudáveis e relaxados, é mais fácil nos desilgarmos das superficialidades da mente e buscarmos nossa verdadeira natureza.

Namaste _/\_

ॐ Ao utilizar um artigo ou trecho cite a fonte e pratique um bom karma ॐ

Arquivo do Blog

Receba novidades por email