"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.

medit reflexo homem interior

A respiração do homem comum é superficial e fica muito aquém de sua capacidade pulmonar. O simples ato de relaxar a barriga e permitir a respiração expandir pelas costelas, pulmões e ombros pode nos fornecer uma troca de oxigênio e gás carbônico 8 vezes maior do que na respiração superficial.

Swami Satyananda Saraswati, nos explica sobre a capacidade respiratória:

"Uma pessoa que esteja razoavelmente relaxada e sentada inspira e expira cerca de meio litro de ar (isso é chamado de volume corrente/volume tidal/VT em fisiologia) de cada vez. Agora, se essa mesma pessoa expandiu seu tórax e abdômen para o máximo que é possível, e, portanto, trouxe mais ar para os pulmões, seria possível obter cerca de dois litros extras. Isso está bem acima do meio litro normalmente inspirado. Esse volume extra de ar que pode ser inalado é conhecido como o Volume de Reserva Inspiratória (IRV) na fisiologia.

Durante a expiração, se o tórax e abdômen forem contraídos o quanto for confortavelmente possível, então é expulso um litro e meio extra de ar do pulmão, além do meio litro que é normalmente expirado. Isto é chamado de Volume de Reserva Expiratório. Há também um pouco de ar que permanece no pulmão, mesmo após a expiração profunda. Isto ocorre pois o pulmão não pode estar totalmente vazio; o pulmão nunca pode ser suficientemente espremido para remover todo o ar. Isso é conhecido como o Volume Residual. É geralmente na ordem de um litro e meio.


Vamos comparar o volume normal da respiração com o máximo que pode ser respirado:
½ litro (volume corrente) + 2 litros (volume de reserva inspiratório) + 1 ½ litros (volume expiratório de reserva) = 4 litros.
Isto dá um total de quatro litros, o que é oito vezes o volume normal de inspiração e expiração.
A maioria das pessoas, enquanto sentadas, respira menos do que meio litro de ar e assim utilização de seu pulmão é inferior a um oitavo de sua capacidade. É por esta razão que aprender a respirar corretamente é tão importante. "

Portanto, o homem comum tem uma respiração muito superficial se você considerar a sua verdadeira capacidade. E por essa razão adquire um sem-número de enfermidades, subestimando todo o seu potencial para viver plenamente. Cinco minutos de respiração consciente e profunda por dia já bastam para influenciarmos positivamente o rumo de nossas vidas. 

Namaste _/\_

 

Saiba +: livro Asana, Pranayama, Mudra e Bandha de Swami Satyananda Saraswati.

www.biharyoga.net  

ॐ Ao utilizar um artigo ou trecho cite a fonte e pratique um bom karma ॐ

Arquivo do Blog

Receba novidades por email