"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.

om

Mantra (do sânscrito  Man - mente, Tra - alavanca) é uma sílaba ou frase (geralmente em sânscrito) que auxilia o desenvolvimento da concentração daquele que o repete com devoção e intenção.

É comum encontrar a prática de repetição de mantras nas diversas linhagens de yoga, que utilizam estes sons especiais como forma de auxiliar a concentração e energização do praticante.

Algumas coisas que valem ser lembradas sobre os mantras:

1)    Mantras são sons com base em energia. Cada sílaba de um mantra tem um fim específico de gerar determinada vibração em seu organismo. Enquanto as palavras do dia-a-dia são baseadas no significado que foi convencionada para elas, os mantras são baseados na energia que despertam.

2)    Mantras são sons com base nos chacras: cada uma das 50 sílabas sânscritas corresponde a uma das pétalas dos chacras. A vibração de cada sílaba traz energia para cada determinada pétula.

3)    Mantra – combinado com intenção – aumenta os benefícios físicos e espirituais: a intenção e atenção no ato de entoar o mantra potencializa os seus efeitos benéficos.

4) Mantras podem ser repetidos de quatro formas: 1- verbalmente (em voz alta); 2 - sussurrando; 3 - mentalmente; 4 - de maneira escrita.  Normalmente é mais fácil ao iniciante manter a concentração no mantra repetido em voz alta e, gradualmente, ir para as formas mais sutis sem perder a concentração.

5) Seja qual forma e qual mantra escolher, pratique com intenção e devoção. Para potencializar os efeitos da prática, entregue-se completamente ao momento e vibração energética que está gerando.

Há incontáveis mantras, desde o mantra primordial OM; até o gayatri mantra, ou Asa To Ma ; ou Om namah Shivaya; ou  Hare Krishna etc.

Cada mantra tem um significado diferente e possivelmente você encontrará diferentes traduções para muitos deles, pois certas expressões em sânscrito possuem significado tão vasto que não há correspondência exata com a linguagem comum utilizada no dia-a-dia.

Hoje, encontramos diversos estudos sobre a prática regular de japa (repetição do mantra) que indicam a redução da pressão arterial, níveis de estresse, batimentos cardíacos e frequência das ondas cerebrais.

Alguns estudos:

- Effect of rosary prayer and yoga mantras on autonomic cardiovascular rhythms: comparative study (www.bmj.com/cgi/content/full/323/7327/1446)

- Transcultural perspectives on researching rosaries and mantras (www.bmj.com/cgi/eletters/323/7327/1446)

- Autonomic changes during "OM" meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8582759)

Namaste_/\_

ॐ Ao utilizar um artigo ou trecho cite a fonte e pratique um bom karma ॐ

Arquivo do Blog

Receba novidades por email