"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.

sitalaDiversas deidades são manifestações na árvore de Neem, Yellamma, uma deidade com diversas faces, cultuada no sul da Índia, é representada por uma muda nova de Neem. Em Bengala a deidade que causa e cura todas as doenças é chamada de Sitala e também é reverenciada.

A árvore de Neem (Azadirachta indica) é conhecida aqui na Índia como "a que cura todas doenças" e está sempre presente na cultura, religião e medicina indiana.

Os benefícios de seus frutos, óleo, folhas, raíz e galhos foram citados nas escrituras ancestrais da Ayurveda e da Unani há mais de 3.000 anos atrás. O seu nome em sânscrito é Nimba.

Ela é extremamente resistente a secas e possui um potencial enorme no reflorestamento em áreas em processo de desertificação.

O extrato de neem é um elixir para o sistema imune, especialmente para combater infecções. É bactericida, anti-fúngico, depurador do sangue e auxilia a controlar o nível de açúcar no sangue dos diabéticos.

Aqui na Índia qualquer corte lá vem a Mataji para te passar Cúrcuma ou Neem sobre a ferida. As mulheres mais moderninhas usam a famosa pomada indiana de ácido bórico e óxido de zinco, o Boroline, que segundo os fabricantes é bom para tudo, para desinfeccionar, cicatrizar, hidratar, amaciar...
neem-sadhu

No Brasil se utiliza o óleo de neem apenas como inseticida natural no cultivo orgânico, já aqui na Índia é utilizado como medicamento e na higiene pessoal. É possível encontrar produtos de neem como sabonetes e xampus, pasta de dente e em remédios prescritos por médicos ayurvédicos. A dose usualmente recomendada é de 1 colher de chá das folhas trituradas em 1 copo de água quente.

É comum ver um colar de folhas de Neem na entrada de uma casa indiana, ou em armários junto a roupas, para repelir mosquitos e insetos em geral. O Neem também é utilizado nos rituais quando uma pessoa morre, se banha o corpo do falecido com água com seu extrato.

Os indianos têm o hábito de fazer os rituais de higiene pessoal no período da manhã. É muito comum você encontrar diversas pessoas na beira do Rio Ganges se banhando e escovando os dentes com galhos de Neem. Um pedaço de galho custa 1 rúpia. Se você experimentar não esqueça de cuspir o suco que vai saindo do galho.

Além do uso medicinal, o Neem é uma das árvores sagradas indianas e está presente em rituais religiosos.

No primeiro dia de Chaitra, depois de Amavasya, todos reverenciam o Neem e tradicionalmente comem suas folhas com pimenta e açúcar. Os hindus acreditam que a árvore de Neem é a manifestação de Durga e Kali, por esse motivo que alguns a chamam de Neemari Devi. Em algumas regiões da Índia as mulheres se vestem de vermelho e dançam segurando galhos de Neem exorcisando e purificando o Mundo.

ॐ Ao utilizar um artigo ou trecho cite a fonte e pratique um bom karma ॐ

Arquivo do Blog

Receba novidades por email