"No Chakra Anahata começamos a aceitar
e amar incondicionalmente.

Realizamos que apesar das diferenças,
tudo é manifestação da perfeição.

Amamos as pessoas, 
amamos a vida pelo o que ela é."

- Swami Satyananda Saraswati

.
Índia
Bikanervala de Varanasi
por Helena 12 Fevereiro 2012

P1050247 255x340Aqui em Varanasi, como na Índia inteira, é preciso ter cautela ao escolher o lugar aonde você come. O Bikanervala é uma opção fantástica pois além de ser uma cadeia internacional é enooorme e serve praticamente todos os pratos e doces da Índia inteira.

Esse é o thali do sul, que vem com todos os principais itens: Idli, Sambar, Dosa, Vada, Uttapam e os famosos chutneys de côco e tomate. Para a maioria dos indianos a melhor comida da Índia é a do sul, ela é adorada por toda a Índia.

 
Neem
por Helena 07 Fevereiro 2012

sitalaDiversas deidades são manifestações na árvore de Neem, Yellamma, uma deidade com diversas faces, cultuada no sul da Índia, é representada por uma muda nova de Neem. Em Bengala a deidade que causa e cura todas as doenças é chamada de Sitala e também é reverenciada.

A árvore de Neem (Azadirachta indica) é conhecida aqui na Índia como "a que cura todas doenças" e está sempre presente na cultura, religião e medicina indiana.

Os benefícios de seus frutos, óleo, folhas, raíz e galhos foram citados nas escrituras ancestrais da Ayurveda e da Unani há mais de 3.000 anos atrás. O seu nome em sânscrito é Nimba.

Ela é extremamente resistente a secas e possui um potencial enorme no reflorestamento em áreas em processo de desertificação.

O extrato de neem é um elixir para o sistema imune, especialmente para combater infecções. É bactericida, anti-fúngico, depurador do sangue e auxilia a controlar o nível de açúcar no sangue dos diabéticos.

Aqui na Índia qualquer corte lá vem a Mataji para te passar Cúrcuma ou Neem sobre a ferida. As mulheres mais moderninhas usam a famosa pomada indiana de ácido bórico e óxido de zinco, o Boroline, que segundo os fabricantes é bom para tudo, para desinfeccionar, cicatrizar, hidratar, amaciar...
neem-sadhu

No Brasil se utiliza o óleo de neem apenas como inseticida natural no cultivo orgânico, já aqui na Índia é utilizado como medicamento e na higiene pessoal. É possível encontrar produtos de neem como sabonetes e xampus, pasta de dente e em remédios prescritos por médicos ayurvédicos. A dose usualmente recomendada é de 1 colher de chá das folhas trituradas em 1 copo de água quente.

É comum ver um colar de folhas de Neem na entrada de uma casa indiana, ou em armários junto a roupas, para repelir mosquitos e insetos em geral. O Neem também é utilizado nos rituais quando uma pessoa morre, se banha o corpo do falecido com água com seu extrato.

Os indianos têm o hábito de fazer os rituais de higiene pessoal no período da manhã. É muito comum você encontrar diversas pessoas na beira do Rio Ganges se banhando e escovando os dentes com galhos de Neem. Um pedaço de galho custa 1 rúpia. Se você experimentar não esqueça de cuspir o suco que vai saindo do galho.

Além do uso medicinal, o Neem é uma das árvores sagradas indianas e está presente em rituais religiosos.

No primeiro dia de Chaitra, depois de Amavasya, todos reverenciam o Neem e tradicionalmente comem suas folhas com pimenta e açúcar. Os hindus acreditam que a árvore de Neem é a manifestação de Durga e Kali, por esse motivo que alguns a chamam de Neemari Devi. Em algumas regiões da Índia as mulheres se vestem de vermelho e dançam segurando galhos de Neem exorcisando e purificando o Mundo.

 
Dia de Seva com Swami Ramananda
por Henrique 05 Fevereiro 2012

P1050119

Hoje fomos abençoados pelo convite de Swami Ramananda para ajudar na Seva que ele faz semanalmente. Ele caminha com devotos pelas ruas de Varanasi para distribuir alimentos e mantimentos àqueles que são um reflexo de Deus na terra. em ação nas ruas de Varanasi. Esse sábio monge da ordem Ramakrishna nos mostrou na prática o que é a Karma Yoga, a ação com o espírito de Yoga. Com seu jeito doce e sábio, nos ensinou a lição de Sri Ramakrishna e Swami Vivekananda que Jiva é Shiva (Deus). Servir aos homens é servir a Deus. Lembramos com carinho suas palavras: " Ao oferecer o alimento, não pense que você está apenas alimentando uma pessoa carente. Você está alimentando Deus."

P1050125

P1050127

Emocionante e um inspirador exemplo que lembraremos por toda a vida.  

P1050132

P1050137

P1050141

P1050144

P1050146

P1050143

 P1050169

Jay Thakur, Jay Ma, Jay Swamiji!

+ Ramakrishna no Brasil: www.vedanta.org.br

+ Ramakrishna na Índia: www.belurmath.org

 
Início
Anterior
1


Página 1 de 3

Arquivo do Blog

Receba novidades por email